segunda-feira, 9 de maio de 2011

Balança

 A balança tem passado por uma grande revolução nas últimas décadas. A mais antiga e tradicional tinha dois pratos ligados a um cavaleiro, era suspensa pelo seu centro por um fiel. O objeto a ser pesado era colocado em um dos pratos. Pesos padrões suficientes eram colocados no outro prato de modo a restaurar a posição inicial do cavaleiro.
 A pesagem com este tipo de balança de braços iguais era tediosa e demorada.
A primeira balança analítica de um prato apareceu no mercado em 1946.
Casa da Balança / Da ideia à realidade.

Em Junho de 1997, a Divisão Cultural da Câmara Municipal de Évora dava início ao estudo e inventariação de um espólio metrológico que viria a constituir o fundo patrimonial de um núcleo museológico dedicado à Metrologia, sediado na cidade de Évora, e que se veio a denominar Casa da Balança.
O edifício disponibilizado pela Autarquia para instalar a Casa da Balança era um velho armazém, localizado no Largo do Chão das Covas, na Freguesia de S. Mamede, que foi construído em 1949 para apoiar o mercado de produtos hortícolas que na altura surgiu no largo. As obras de reabilitação do edifício decorreram em 1998.
Em Janeiro de 1999 a CB abria as portas ao público com a exposição inaugural O Mundo do Trabalho e a Oficina de Aferição.
Visite em:




Sem comentários:

Enviar um comentário