segunda-feira, 9 de maio de 2011

Candeeiros em Talha

Candeeiros em Talha pintada com Abajur em Tela de Pergaminho contornada com Galão.
Talha é uma técnica escultórica em que madeiraa é talhada (esculpida) e posteriormente dourada ou pintada. Esta técnica, principalmente associada à arquitectura, teve um período de grande aplicação na península Ibérica e respectivas colónias durante o barroco. Tornou-se num dos principais cunhos do barroco do norte de Portugal, nos séculos XVII e XVIII, especialmente no interior de igrejas e capelas em altares e retábulos.
Nos impérios antigos do Oriente Próximo, no período arcaico grego, na Europa Medieval, quando toda a escultura era concebida como "colorida",  houve momentos da história da arte que o entalho em madeira se situou no mesmo nível que a escultura em metal ou pedra.
Normalmente a peça era trabalhada a partir de um bloco inteiro cujo interior era esvaziado para evitar a absorção de humidade. A superfície era recoberta por uma camada de gesso  variável,   outras vezes era coberta com uma lâmina de metal cinzelado, ouro ou prata.
Por ser um material perecível, grande parte das obras escultóricas em madeira foram perdidas, o que valoriza e torna qualquer peça em talha num interessante artigo de colecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário