segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CARUNCHO / BICHO DA MADEIRA

Biologia e Características Morfológicas:
O caruncho, na sua fase adulta atinge um comprimento de cerca de 5 a 7mm. Apresenta um corpo cilíndrico com coloração castanha avermelhada, possuindo pelagem mais clara dispersa por todo o corpo. Os élitros apresentam estrias verticais e as antenas são curtas. No estado adulto apresentam asas.
 Alimentação:
São insectos xilófagos, alimentando-se preferencialmente de madeira e couros de encadernações, atacando apenas as encadernações de madeira forradas a cabedal, reduzindo-as a uma espécie de esponja devido à abertura de numerosas galerias sem orientação específica, sendo o orifício de saída circular. Não atacam o papel.
 Habitat e Hábitos:
No seu ambiente natural, o caruncho vive na madeira morta de várias espécies de árvores de madeira densa, que estejam em decomposição devido à acção de fungos.
No interior de habitações o caruncho pequeno é encontrado em madeiras densas antigas, sobretudo em madeira de carvalho.
 “caruncho do mobiliário) Anobium punctatum”
Este é o mais comum dos carunchos destruidores da madeira. Encontra-se no mobiliário - não exclusivamente em mobiliário antigo, como algumas pessoas imaginam - e nas madeiras estruturais das casas.
O caruncho adulto põe os ovos, normalmente 20-40, podendo ir até 80, nos topos ou fendas e buracos da madeira, onde é provável que consigam procriar com segurança. O desenvolvimento demora 3 a 4 semanas, após o que uma pequena larva branca emerge, penetrando na madeira onde se alimenta e cresce por vários anos, normalmente três. A madeira é digerida e excretada sob a forma de partículas alongadas (a forma destes excrementos é um meio prático na identificação das diferentes espécies de caruncho que atacam a madeira).
 A vida da larva continua até um ano e quando a Primavera se aproxima ocorre uma mudança na sua forma de vida. A larva perfura até junto da superfície da madeira, onde constrói uma câmara, na qual se poderá transformar numa pupa ou crisália.
É aqui que ocorre a extraordinária mudança de larva em insecto. A larva branca torna-se imóvel, não se alimenta mais e durante um período de cerca de 2 a 3 semanas permanece como que na forma de múmia; gradualmente, adquire todas as características do insecto. Uma vez completada a transformação, o insecto abre um furo arredondado na fina camada da madeira que cobre a câmara de pupagem e emerge à superfície (um pequeno insecto castanho).
O adulto é capaz de voar e, podendo acasalar e pôr ovos no pedaço de madeira donde emergiu, pode também largar os ovos noutros pedaços de madeira, espalhando assim a infestação.
Os carunchos adultos têm só um objectivo, que é o de acasalarem e dar continuidade à espécie. O acasalamento acontece apenas uma vez. Cerca de um dia depois, a fêmea põe os seus ovos e assim o ciclo de vida é completado e brevemente outra geração de pequenas larvas brancas começa o seu ciclo no interior da madeira. Os machos morrem logo após o acasalamento. As fêmeas procuram os lugares apropriados para deixarem os seus ovos e a seguir a uma vida curta, normalmente de 10 a 14 dias (podendo ir até 5 semanas), morrem também.
Facto importante: Os buracos de saída são uma indicação certa da sua presença; mas o facto de madeiras velhas terem estes buracos, não significa sempre que estes insectos ainda estejam presentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário